On Line

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Caos no TRE..


A escassez de senhas somada ao numero limitado de funcionários no cartório eleitoral de Mata de São João, tem obrigado moradores a madrugar em frente ao cartório eleitoral, localizado na Rua Quintino Bocauiva, no centro da cidade.
No inicio da manhã, pelo menos 120 pessoas aguardavam ao redor do cartório para realizar serviços de alistamento eleitoral e transferência de título.
Domingos, morador de Imbassai, disse que é o terceiro dia que ele tenta pegar uma ficha para ser atendido no cartório do município. “Chegamos  aqui às 2h da manhã e não sabemos se seremos atendidos, pois a fila vai crescendo e temos medo de reclamar”, contou.
Duas da madrugada também foi o horário que a senhora Julia de Jesus, moradora de Porto Sauipe, no município de Entre Rios, chegou à fila para fazer a transferência de título para a cidade de Itanagra. “Cheguei às 2h. Estou zonza de fome de fome e sede. Tenho medo de não conseguir transferir meus títulos”, destacou.
Um homem, que não quis se identificar, informou que existem pessoas vendendo fichas a R$ 20,00 cada.
As primeiras pessoas da fila informaram a reportagem do Mais Região que chegaram às 21h30 de quarta-feira (27).
fila-cartorio-dois
O prazo para alistamento eleitoral e transferência termina no dia 4 de maio. Esta também é a data final para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.
Documentos
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral. No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.
Cadastro biométrico suspenso
Para ter mais eficiência no atendimento, o cartório de Mata de São João suspendeu o cadastramento biométrico entre 25 de maio e 04 de maio.(maisregião).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: